PRODUÇÃO
AVISO IMPORTANTE: A consulta dos materiais aqui publicados é somente para uso pessoal, científico e não comercial. Esta reserva de direitos contempla a todos os dados constantes nesse site. Na utilização ou citação de partes de quaisquer documentos, é obrigatório referenciar o/a autora/a do trabalho.
A Cartografia do Golpe de 2016
A Cartografia do Golpe traz o levantamento das manifestações contra e a favor do impeachment da Presidenta Dilma Rousseff. Foram elaborados mapas temáticos para as 26 capitais brasileiras, além do Distrito Federal. Tomou-se como base o Censo Demográfico 2010 para espacialização dos dados de renda per capita por domicílio e setor censitário. Segundo a lógica da dinâmica intraurbana, defendida por Flávio Villaça, em seu livro, Espaço Intraurbano no Brasil, as elites tendem a ocupar as áreas privilegiadas da cidade (como a beira-mar, por exemplo) e as camadas populares, as áreas periféricas ou o centro histórico, quando este deixa de ser ocupado pela elite. O que todos os mapas mostram é que as manifestações contrárias ao impeachment, ocuparam os centros das cidades, ao passo que as manifestações a favor, tiveram sua concentração associada às áreas de alta renda, observada pela sobreposição aos dados do Censo. O número de manifestantes representados nos mapas correspondem à somatória dos participantes nos protestos pró (dias 15/03/15; 12/04/15; 16/08/15; 13/12/15; 13/03/16) e contra o impeachment (dias 13/03/15; 15/04/15; 20/08/15; 16/12/15; 18/03/16 ) coletados a partir do cotejamento das informações nos jornais de grande circulação: Folha de São Paulo, Estado de São Paulo e o Globo e nas redes sociais da Frente Brasil Popular (contrária ao impeachment) e dos grupos Vem pra Rua e MBL (Movimento Brasil Livre), que organizavam as manifestações a favor do impeachment. Os dados foram levantados e organizados pelo pesquisador do LEP: Tiago Delácio de Oliveira e Silva.
Filtros:
Orientação de uso dos filtros:
Selecione uma opção do filtro, aplique e o conteúdo será atualizado na mesma página.
Filtrar por Região:
REGIÃO NORTE
REGIÃO NORDESTE
REGIÃO CENTRO-OESTE
REGIÃO CENTRO-OESTE
REGIÃO SUDESTE
REGIÃO SUL
Atlas Digital dos Meios de Hospedagem do Litoral Brasileiro
O Atlas Digital dos Meios de Hospedagem, ano base 2020, foi realizado para todos os municípios litorâneos da Região Nordeste e do estado do Rio de Janeiro. Oferece mapas em formato pdf por município litorâneo evidenciando a incidência de segundas residências, a predominância de Airbnb e a densidade de pontos da oferta turística pelos meios de hospedagem sobre uma base de mancha urbana em série histórica, para os anos de 1990 – 2000 – 2010 – 2020, permitindo estabelecer correlações entre o avanço da mancha urbana com a urbanização turística.
Agradecemos ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) pelo financiamento da pesquisa em rede Turismo e Produção do Espaço no Litoral Brasileiro: processos, conflitos e contradições, cujos mapas configuram em resultados da pesquisa empreendida pelo grupo de pesquisa CILITUR. E à Coordenação de Apoio ao Ensino Superior (Capes) que, por meio dos recursos PROAP cedidos à Universidade Federal de Pernambuco, financiou a confecção dos mapas.