NOTÍCIAS E EVENTOS RECENTES

noticias_ferias
noticia_anais_sopapo
evento-cilitur_V4
evento-sopapo

APRESENTAÇÃO

O Laboratório Espaço e Política (LEP), unidade institucional vinculado ao Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano, foi criado em 2017 e reúne pesquisadores (professores/as, doutorandos/as, mestrandos/as e graduandos/as) interessados em discutir a temática da geopolítica e sua relação com o desenvolvimento desigual. Idealizado para trabalhar com pesquisas em rede, o LEP abriga pesquisadores/as das mais diversas formações: arquitetura, geografia, história, direito, economia, turismo, sociologia e ciência política. Trabalha ativamente por meio dos seus dois grupos de pesquisa, CILITUR e SOPAPO, e também por meio das atividades de extensão, através do projeto extraMUROS.

Ainda nesta página você encontrará uma sessão denominada “Produção” onde poderá fazer pesquisa sobre todo tipo de produção acadêmico-científica realizada e publicada por nossos pesquisadores e pesquisadoras.

Já nas páginas internas dos grupos de pesquisa CILITUR e SOPAPO, você encontrará informações sobre os projetos de pesquisa concluídos e em andamento. Além disso você também encontrará uma sessão com filtros que lhe ajudarão a obter mais informações sobre as respectivas publicações e produções.

A equipe fixa do LEP-UFPE é composta pelos seguintes pesquisadores:

EQUIPE DE PESQUISADORES:

cristina-araujo

Cristina Pereira de Araujo

Arquiteta, mestre e doutora pela FAUUSP, professora associada do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco (coordenadora do LEP).

izabella-temp

Izabella Galera

Arquiteta, mestre e doutora pela FAUUFMG, professora adjunta do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco (vice-coordenadora do LEP).

adauto

Adauto Gomes Barbosa

Geógrafo, mestre em geografia pela UFPB e doutor em geografia pelo PPGEO UFPE, professor do Instituto Federal de Educação Tecnológica, Campus Recife (IFPE).

adriana-borba

Adriana Carla de Azevedo Borba

Arquiteta, mestre e doutora em Arquitetura e Urbanismo pela UFRN, professora adjunta do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco.

ilana

Ilana Barreto Kiyotani

Bacharel em turismo, doutora em turismo pela UFRN e mestre em geografia pela UFPB, professora do Bacharelado em Turismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

luciano

Luciano Muniz Abreu

Arquiteto, mestre pelo ProArq/UFRJ e doutor pelo IPPUR/UFRJ, professor adjunto do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

lutemberg

Lutemberg Francisco de Andrade Santana

Economista, mestre em administração e desenvolvimento rural pela UFRPE, doutorando no MDUUFPE, professor do Instituto Federal de Educação Tecnológica, Campus Paulista/PE (IFPE).

otavio

Otávio Augusto Alves dos Santos

Geógrafo, mestre e doutor em Desenvolvimento Urbano pela UFPE, professor adjunto na área de geografia do Departamento de História da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

PRODUÇÃO

AVISO IMPORTANTE: A consulta dos materiais aqui publicados é somente para uso pessoal, científico e não comercial. Esta reserva de direitos contempla a todos os dados constantes nesse site. Na utilização ou citação de partes de quaisquer documentos, é obrigatório referenciar o/a autora/a do trabalho.

Filtros:

GRUPO DE PESQUISA / ATIVIDADE DE EXTENSÃO:

ANO:

BUSCAR POR AUTOR(A):

PESQUISAS

SITUAÇÃO:

ANO DE CONCLUSÃO:

PUBLICAÇÕES

Legenda:

Tese de Doutorado
Em andamento
Bárbara Nascimento Rodrigues
99% Concreto Universal: O desafio da formação política em uma sociedade fragmentada

Objetivo: Analisar o papel da esfera pública na formação política dos cidadãos de grandes centros urbanos.

Orientador(a): Cristina Pereira de Araujo
Dissertação de Mestrado
Encerrado(a)
Ano de conclusão: 2017
Maria Carolina Barbosa da Silva
A cidade das oportunidades: Goiana e a produção capitalista do espaço

Mestrado em Desenvolvimento Urbano - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco.

Orientador(a): Cristina Pereira de Araujo
Artigo
Publicado
A cidade neoliberal e a dominação racial no século 21: uma perspectiva interseccional sobre o recuo dos direitos sociais

ALMEIDA, S. S. ; ARAUJO, C.P. . A cidade neoliberal e a dominação racial no século 21: uma perspectiva interseccional sobre o recuo dos direitos sociais. REVISTA DIREITOS HUMANOS E DEMOCRACIA, v. 9, p. 154-176, 2021.

Dissertação de Mestrado
Encerrado(a)
Ano de conclusão: 2020
Tiago Delácio de Oliveira e Silva
A disputa pelo uso de espaços públicos nas capitais brasileiras pelas manifestações contra e a favor do impeachment da Presidenta Dilma Roussef

A pesquisa traz um mapeamento do uso dos espaços públicos nas 27 capitais brasileiras evidenciando os espaços ocupados pela classe média, de um lado, e pelas camadas populares, de outro.

Orientador(a): Cristina Pereira de Araujo
Trabalho completo em anais de evento
Publicado
A disputa pelo uso dos espaços públicos nas manifestações contra e a favor do processo de impeachment em 2016 no Brasil

ARAUJO, C.P.; DELACIO, T. . A disputa pelo uso dos espaços públicos nas manifestações contra e a favor do processo de impeachment em 2016 no Brasil. In: V Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós- Graduação em Arquitetura e Urbanismo ? V ENANPARQ, 2018, Salvador. Arquitetura e Urbanismo no Brasil atual: crises, impasses e desafios, 2018. v. 5. p. 8585-8597.

Iniciação Científica
Encerrado(a)
Ano de conclusão: 2018
Larissa de Fátima Santos da Silva
A estruturação do espaço intraurbano dos municípios litorâneos pernambucanos: uma aproximação através da leitura censitária domicílio x renda

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo - Universidade Federal de Pernambuco

Orientador(a): Cristina Pereira de Araujo

Contato