SOPAPO

Grupo de Pesquisa Sociedade Espaço e Política - SOPAPO

O SOPAPO é um grupo de pesquisa que tem como foco se debruçar no entendimento de como a geopolítica e consequentemente a divisão internacional do trabalho afeta a (re)produção do capital nos diferentes países, em especial no Sul global. Tem na produção do espaço, e a forma como se estrutura, a sua essência. Interessa às pesquisas do Grupo a relação imbricada entre produção do espaço, luta de classes e geopolítica, tendo no Estado o grande mediador dessa relação.

A relevância do Grupo está no esforço de tentar agregar conhecimentos da sociologia, economia, história, geografia e urbanismo, não se limitando a esses campos disciplinares, no intuito de: i) compreender a estruturação do espaço nacional em perspectiva dialética e histórica; ii) construir indicadores de desenvolvimento urbano em série histórica e; iii) refletir sobre a participação popular na (re)construção do processo democrático. Trabalha com a linha de pesquisa Espaço e Política.

Linha de Pesquisa Espaço e Política

Essa linha de pesquisa aborda a relação entre geopolítica e a produção do espaço através da divisão territorial e social do trabalho.  Parte do pressuposto de que a relação entre Estado e mercado é produto da luta de classes, fruto de consensos sociais (in)articulados e das formas de  apropriação dos diferentes capitais simbólicos: econômico, cultural e social. A linha de pesquisa contém três eixos de investigação:

(i) produção e estruturação do espaço urbano;

(ii) Estado e políticas públicas;

(iii)luta de classes e movimentos sociais.