CILITUR

Grupo de Pesquisa Cidades Litorâneas e Turismo – CILITUR

O CILITUR é um grupo de pesquisa em rede e conta com pesquisadores de Universidades e Institutos Federais. Teve sua gênese no IV Enanparq (Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo) onde os pesquisadores lançaram a ideia da organização de um evento nacional sobre cidades litorâneas e turismo, culminando no I CILITUR, realizado em outubro de 2017 na cidade de Recife/PE. O grupo tem como principal objetivo analisar as relações entre a atividade turística, as políticas públicas e seus reflexos na produção social dos espaços litorâneos brasileiros, enfatizando em que medida essas transformações têm gerado uma aceleração dos processos, conflitos e contradições, como a segregação e exclusão socioespaciais e a fragmentação territorial.

 

Sua relevância está no esforço de agregar pesquisadores das diversas áreas para juntos refletirem as relações entre turismo e produção do espaço nas cidades litorâneas, que perfazem o universo de 275 municípios que fazem fronteira com o mar.  Atualmente a Pesquisa em rede, conta com pesquisadores da UFAL, UFC, UFPE, IFPE, UFRPE, UFRJ, UFRRJ, UFRN e IFRN e tem como meta, abarcar pesquisadores de todos os estados litorâneos. O grupo trabalha com a linha de pesquisa turismo, produção do espaço e políticas públicas.

Linha de Pesquisa Turismo, produção do espaço e políticas públicas

Essa linha de pesquisa busca analisar as relações entre a atividade turística, as políticas públicas e seus reflexos na produção social dos espaços litorâneos brasileiros, traçando  um panorama da produção do espaço pelo turismo evidenciando as diferenças e as similitudes encontradas considerando os diferentes processos de divisão territorial e social do trabalho instaurados nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul. Trabalha com três eixos de investigação:
(I) políticas de turismo e território;
(II) urbanização turística;
(III) turismo e conflitos socioespaciais.