Apresentação

Apresentação

O LEP – Laboratório de Estudos sobre Espaço e Política faz parte do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano – MDU da Universidade Federal de Pernambuco. O LEP recepciona dois grupos de pesquisa: LEP e CILITUR.

Grupos de Pesquisa

LEP - Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos sobre Espaço e Política

O LEP é um grupo de pesquisa que tem como foco se debruçar no entendimento de como a geopolítica e consequentemente a divisão internacional do trabalho afeta a (re)produção do capital nos diferentes países, em especial no Sul global. O grupo tem como marco de fundação os recentes acontecimentos políticos que resultaram no impeachment da Presidenta Dilma Rousseff e que acarretaram numa mudança da condução das políticas públicas federais e novo alinhamento geopolítico. Continue lendo…

Grupo de Pesquisa Cidades Litorâneas e Turismo – CILITUR

O CILITUR  é um grupo de pesquisa em rede e conta com pesquisadores de Universidades e Institutos Federais. Teve  sua gênese no IV Enanparq (Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo) onde os pesquisadores lançaram a ideia da organização de um evento nacional sobre cidades litorâneas e turismo, culminando no I CILITUR, realizado em outubro de 2017 na cidade de Recife/PE. O grupo tem como principal objetivo analisar as relações entre a atividade turística, as políticas públicas e seus reflexos na produção social dos espaços litorâneos brasileiros, enfatizando em que medida essas transformações têm gerado uma aceleração dos processos, conflitos e contradições, como a segregação e exclusão socioespaciais e a fragmentação territorial. Continue lendo…

Linhas de Pesquisa

Espaço e Política

Essa linha de pesquisa aborda a relação entre geopolítica e a produção do espaço através da divisão territorial e social do trabalho.  Parte do pressuposto de que a relação entre Estado e mercado é produto da luta de classes, fruto de consensos sociais (in)articulados e das formas de  apropriação dos diferentes capitais simbólicos: econômico, cultural e social. A linha de pesquisa contém três eixos de investigação: a estruturação e produção do espaço urbano; Estado e políticas públicas; luta de classes e movimentos sociais.

Turismo, produção do espaço e políticas públicas

Essa linha de pesquisa busca analisar as relações entre a atividade turística, as políticas públicas e seus reflexos na produção social dos espaços litorâneos brasileiros, traçando  um panorama da produção do espaço pelo turismo evidenciando as diferenças e as similitudes encontradas considerando os diferentes processos de divisão territorial e social do trabalho instaurados nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul. Trabalha com três eixos de investigação: (i) políticas de turismo e território; ii) urbanização turística; iii) turismo e conflitos socioespaciais.