Uma “viagem” de inclusão: turismo, desenvolvimento e território
Luciano Muniz Abreu
Tese de Doutorado em Planejamento Urbano e Regional. IPPUR/UFRJ.
Orientadora: Luciana Corrêa do Lago
O turismo é um fenômeno de grande crescimento em todo o mundo. As estatísticas sobre o setor servem como principal argumento no discurso oficial para formatação de políticas e ações governamentais específicas, especialmente, no que se refere ao seu potencial de geração de emprego, renda e inclusão social. No Brasil, esse crescimento vem ocorrendo, de maneira mais
Territórios turísticos e o desenho da paisagem urbana litorânea no nordeste brasileiro: uma análise de projetos de urbanização financiados no âmbito do Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste do Brasil (PRODETUR/NE).
Luciano Muniz Abreu
Dissertação de Mestrado em Arquitetura. ProArq/UFRJ
Orientadora: Vera Regina Tângari
O trabalho se fundamenta a partir da avaliação dos impactos do crescimento intensivo da atividade turística sobre a paisagem litorânea do nordeste brasileiro, tendo em vista a aplicação sistemática de uma política pública de desenvolvimento turístico, por meio do Programa de Desenvolvimento do Turismo do Nordeste (PRODETUR/NE).
Beira-mar: lugar comum? O uso e a ocupação do litoral pernambucano pelo atividade turística.
Giselle Cristina Cantalice de Almeida.
Iniciação Científica. (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Federal de Pernambuco.
Orientadora: Cristina Pereira de Araujo
O objetivo deste projeto de iniciação cientifica é compreender as relações entre turismo e produção do espaço no litoral pernambucano possibilitando inferir sobre as relações entre valor de uso e valor de troca à beira-mar.
Configuração urbana e escalas de (ir)regularidade na orla marítima da Ilha de Itamaracá – PE
Josiane Nascimento Andrade
Dissertação de mestrado (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco.
Orientador: Jan Bitoun.
O trabalho aborda a configuração das ocupações irregulares na orla marítima do município de Ilha de Itamaracá – PE, identificando as ocorrências que se apresentam em toda a sua extensão e percebendo a variação de sua repercussão espacial e ambiental numa perspectiva escalar.
Terra à vista! O litoral brasileiro na mira dos empreendimentos turísticos imobiliários.
Cristina Pereira de Araujo.
Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade de São Paulo.
Orientadora: Heliana Comin Vargas.
Essa pesquisa tem como objetivo discutir o processo de produção do espaço litorâneo a partir da espacialização e regionalização dos meios de hospedagem ao longo do litoral brasileiro. Parte da premissa da existência de circuitos de transferência de capital para o ambiente construído e da associação de agentes imobiliários locais com o capital estrangeiro que, avalizados por políticas públicas e incentivos fiscais, têm contribuído fortemente para a concretização de empreendimentos turísticos imobiliários espalhados ao longo da costa.
Porto (in)Seguro: a perda do paraíso. Os reflexos do turismo na sua paisagem.
Cristina Pereira de Araujo
Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade de São Paulo.
Orientador: Paulo Renato Mesquita Pellegrino
Essa dissertação discorre sobre os reflexos do turismo na paisagem do município de Porto Seguro/BA que permite identificar duas realidades distintas: a Porto Seguro dos moradores e a Porto Seguro dos turistas.
A produção do espaço pelo turismo no litoral do município de Tamandaré – PE.
Isadora Freitas Baia.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Federal de Pernambuco.
Orientadora: Cristina Pereira de Araujo.
O trabalho tem como objetivo ressaltar a relação entre turismo e urbanização, a partir da análise da produção do espaço ocasionada pela expansão da atividade turística no litoral do município de Tamandaré/PE, localizadas no Litoral Sul de Pernambuco.
Exclusivismo socioespacial na Região Metropolitana do Recife: produção do espaço e governança do Complexo Imobiliário, Residencial e de Serviços Reserva do Paiva
Adauto Gomes Barbosa
Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco
Orientadora: Edvania Torres Aguiar Gomes
O trabalho analisou o exclusivismo socioespacial inerente à lógica do processo de produção do espaço e à governança no complexo Reserva do Paiva, concebido como um destino turístico internacional, foi redimensionado para um CIRS, porém sem perder de vista servir de suporte para o turismo.
Reserva do Paiva: do concebido ao vivido.
Aline Medeiros Cabral.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Federal de Pernambuco.
Orientadora: Cristina Pereira de Araujo.
O trabalho busca identificar, através do olhar dos diversos atores que percebem e vivem a Reserva do Paiva (moradores, visitantes, trabalhadores, residentes de áreas do entorno), a relação destes com o Megaprojeto e com o seu entorno próximo, a praia de Itapuama de um lado, e Barra de Jangada, de outro.
De Vila de Pescadores a destino internacional: turismo e produção do espaço em Porto de Galinhas.
Ananda Rabelo Viana da Costa.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Federal de Pernambuco.
Orientadora: Cristina Pereira de Araujo.
O trabalho trata a relação entre turismo e produção do espaço em Porto de Galinhas a partir de uma perspectiva histórica da evolução do uso e ocupação do solo do referido distrito.
Horizontalidades e Verticalidades na produção dos espaços turísticos: os municípios de Ipojuca e Tamandaré em estudo comparado.
Edmilson Severino de Sousa Filho.
Iniciação Científica. (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Federal de Pernambuco.
Orientadora: Cristina Pereira de Araujo.
O objetivo desse projeto de iniciação científica é compreender o nível de turistificação dos municípios pernambucanos e sua relação com a segregação socioespacial, tomando como estudo de caso os municípios de Tamandaré e Ipojuca, por representarem estágios diferenciados de produção do espaço pelo turismo e em última análise, do conflito entre horizontalidades e verticalidades na produção desses espaços, na visão de Milton Santos.
O turismo e a produção do espaço no município do Cabo de Santo Agostinho.
Lilian Barbosa Monteiro de Lucena.
Iniciação Científica. (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Federal de Pernambuco
Orientadora: Cristina Pereira de Araujo
O objetivo deste projeto de iniciação cientifica é compreender as relações entre turismo e produção do espaço no litoral pernambucano, tomando como estudo de caso o município de Cabo de Santo Agostinho.
TURISMO E PAISAGEM NA COSTA VERDE FLUMINENSE: ESTRUTURAÇÃO ESPACIAL, APROPRIAÇÃO E CONFLITOS NA ORLA CENTRAL DE ANGRA DOS REIS/RJ
Carolina Magalhães Cardoso Mayrink
Iniciação Científica Voluntária. (Graduanda em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Feral Rural do Rio de Janeiro
Orientador: Luciano Muniz Abreu
O objetivo da pesquisa é compreender o processo de estruturação e apropriação espacial no trecho de orla da zona central do município de Angra dos Reis/RJ em função da atividade turística, verificando os conflitos decorrentes e as potencialidades, aferindo sobre os processos de fragmentação e integração urbana em função do turismo.
As dinâmicas temporais da produção do espaço no município de Goiana/PE e sua relação com a atividade turística.
Jullyana Karla de Melo Menezes.
Iniciação Científica. (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Federal de Pernambuco.
Orientador: Cristina Pereira de Araujo.
O objetivo deste projeto de iniciação cientifica é compreender as relações entre turismo e produção do espaço no litoral pernambucano, tomando como estudo de caso o município de Goiana.
TURISMO E FRAGMENTAÇÃO SOCIOESPACIAL: PADRÕES DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO E A PRIVATIZAÇÃO DO PÚBLICO NO LITORAL DA COSTA VERDE FLUMINENSE
João Paulo Noronha Moreira
Iniciação Científica Voluntária. (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Feral Rural do Rio de Janeiro
Orientador: Luciano Muniz Abreu
O objetivo da pesquisa é compreender em que medida a atividade turística tem contribuído para “privatizar”, fragmentar ou integrar o espaço, a partir da identificação dos diferentes padrões de uso e ocupação do solo à beira-mar no município de Angra dos Reis/RJ.
Porto de Galinhas: a galinha dos ovos de ouro de Ipojuca?
Jessica Oliveira Roosen.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Federal de Pernambuco.
Orientadora: Cristina Pereira de Araujo.
O trabalho aborda a produção do espaço no município de Ipojuca/PE a partir da identificação de dois cenários: de um lado a “Porto de Galinhas do turista”, na qual a aglomeração de usos e suportes para estes visitantes se fazem presentes; e do outro a “Porto de Galinhas dos moradores”, caracterizada pelos bairros de Socó, Salinas e Pantanal, áreas excluídas das melhorias nos investimentos.
A estruturação do espaço intraurbano dos municípios litorâneos pernambucanos: uma aproximação através da leitura censitária domicílio x renda.
Larissa de Fátima Santos da Silva.
Iniciação Científica. (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Federal de Pernambuco.
Orientadora: Cristina Pereira de Araujo.
O objetivo deste projeto de iniciação cientifica é compreender a dinâmica intraurbana dos municípios litorâneos pernambucanos a partir de uma leitura censitária aproximada de renda x domicílios
TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA, MOBILIDADE URBANA E AMBIENTE
Amanda Barbosa da Silveira; Mariana de Sales Mello; Melissa Martins Alves
Iniciação Científica / Voluntária (graduanda em Arquitetura e Urbanismo)
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Orientador: Sergio Moraes Rego Fagerlande
A pesquisa estudou o turismo de base comunitária desenvolvido em favelas cariocas, com estudo de caso em comunidades da Zona Sul carioca, relacionando hospedagem, visitação e mobilidade e a relação om o meio ambiente.